sábado, 20 de novembro de 2010

NEOM na VFCJ



No último feriadão o Núcleo de Estudos Oeste de Minas visitou a Viação Férrea Campinas-Jaguariuna, representado pelos associados Jonas Augusto e Welber Santos. Não há melhor lugar no Brasil do que a sede da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária para se falar sobre o assunto preservação ferroviária.

Além de participar ativamente da equipagem da locomotiva de Carlos Gomes, que faz o trem Jaguariuna-Tanquinho, pintamos o número 215 que faltava no areieiro da primeira locomotiva restaurada pela ABPF para a inauguração do trem da VFCJ nos anos 80.

Um dos objetivos do NEOM é prestar assistência visual às locomotivas originárias da E. F. Oeste de Minas, da Rede Sul Mineira e, por consequência, da Rede Mineira de Viação/Viação Férrea Centro-Oeste que, por ventura, estejam sob os cuidados da ABPF. Na VFCJ temos as ten-wheeler 210 (EFOM 24, EFOM 105, RMV 210, VFCO 210) e 215 (EFOM 19, EFOM 110, RMV 215, VFCO 215), a pacific 338 (EFOM 170, RMV 338, VFCO 338), a consolidation 222 (EFMuzambinho 67, RSM 222, RMV 431, VFCO 431) e a mikado 505 (RSM 314, RMV 505, VFCO 505).

Isso não quer dizer que não nos interessamos pelas outras, pelo contrário. Isso se reflete no fato de que "nossa" máquina na última visita foi a bela ten-wheeler da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, a 604 (BLW #14255 de abril de 1895).

Jonas polindo as válvulas de segurança.

Não ficou uma perfeição, mas já deu uma clareada no painel.

Últimos retoques antes de acender o monstrengo, já abastecido de lenha.

Deixa a pressão subir, 150lbs/pol² é o limite!

A valvula de segurança dispara, enquanto o compressor de ar faz tremer o manometro, balançando o ponteiro.

E o trem tem que andar. Maquinista Jonas Augusto no comando.





Agora a 215 tem número no areieiro. Trabalho de Jonas Augusto e Welber Santos.