sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Estação Arantina (1914)

A estação de Arantina foi inaugurada em 21 de julho de 1914 pela Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM), fazendo parte da malha de bitola métrica da empresa. Quando da inauguração, chamava-se Arantes.
Pátio visto no sentido Barra Mansa-Lavras

Ano de inauguração registrado na plataforma da estação

Além da linha tronco da Oeste de Minas (Angra dos Reis-RJ a Patrocínio-MG), partia desta estação um curto ramal que se ligava à estação da Rede Sul Mineira em Bom Jardim de Minas.

Estação vista no sentido Lavras-Barra Mansa

Quando da inauguração da estação, Arantina era um pequeno povoado conhecido como Várzea do Paiol. Em 1943 foi elevado à categoria de distrito do município de Bom Jardim de Minas, com nome tomado de empréstimo da estação: Arantes. Em 1962 foi elevado à município, com o nome de Arantina [1].

Encontra-se hoje sob responsabilidade da Ferrovia Centro-Atlântica. Porém já abrigou um centro cultural municipal.

Jardim da estação

Referências:
[1] Conferir em verbete Arantina (Wikipedia)

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Estrada de Ferro Oeste de Minas - 1925



Filme realizado na década de 1920 mostrando o prolongamento linha em bitola de 0,762m da Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM). O referido foi construído nas duas últimas décadas do século XIX, saindo de São João del Rei rumo ao sertão.

O original deste filme está na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (EBA/UFMG).

Autor: desconhecido (provavelmente era um vídeo institucional)

Ferrovia entre São João del-Rei e Antônio Carlos - 1976 (bitolinha da VFCO)



Na segunda metade da década de 1970, o norte-americano David Corbitt passou pelo Brasil e registrou algumas ferrovias. Entre elas está a antiga "bitolinha", remanescente da E. F. Oeste de Minas, mostrada como sobrevivente de uma era passada, ainda com uma tecnologia considerada arcaica.

O registro, realizado em filme Super 8, mostra trechos de uma viagem entre São João del-Rei e Antônio Carlos (100km) e alguns takes da estação e pátio de São João, inclusive flagra a rotunda (demolida em 1973) e o depósito de locomotivas.

Autor: David Corbitt (Sunday River Productions)

Obs 1: O vídeo é aqui publicado com fins educacionais, num esforço de preservar a memória e a construir a História ferroviária nacional.

Obs 2: Se o autor se sentir ofendido e/ou prejudicado, favor nos comunicar que retiraremos imediatamente o vídeo.