terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Complexo ferroviário de São João del Rei nos Livros do Tombo (IPHAN)

Complexo ferroviário de São João del Rei (São João Del Rei e Tiradentes, MG)


Outros Nomes: Museu Ferroviário



Descrição: O complexo ferroviário de São João del Rei fazia parte da antiga Estrada de Ferro Oeste de Minas, criada através da concessão provincial de 1872, com o nome "Estrada de Ferro d' Oeste". Seu percurso iniciava na cidade de Sítios, atual Antônio Carlos, que estava ligada com a Estrada de Ferro D. Pedro II (depois Central do Brasil), partindo daí para São João del Rei. Através de uma série de concessões, a Oeste de Minas foi se estendendo a outras cidades e ramais, chegando a Oliveira (ramal Ribeirão Vermelho) e desta até Paraopeba (ramal Itapecerica), de modo que em 1894 abrangia um percurso total de 684 Km. A Companhia Estrada de Ferro Oeste de Minas foi constituída na cidade de São João del Rei, através de estatutos aprovados pelo Governo Federal em julho de 1878, sendo considerada a primeira ferrovia de pequeno porte no país, tendo com uma de suas características a bitola estreita de 760 mm. A inauguração do trecho Sítio-São João del Rei ocorreu no dia 28 de agosto de 1881 e contou com a presença do Imperador D. Pedro II. Este trecho possuía a extensão de 100 Km, percorrendo as estações de Barroso, São José e Tiradentes. Inicialmente a Companhia compunha-se de quatro locomotivas, de procedência norte-americana, da fábrica Baldwin Locomotive Works-Philadelphia. O restante do material rodante foi todo construído nas oficinas da Estrada de Ferro D. Pedro II. Em 1957, a Oeste de Minas foi integrada à Rede Ferroviária Federal S/A, sua última proprietária O complexo ferroviário inclui, além do trecho ferroviário São João del Rei, com uma extensão de 12 Km, em bitola estreita (0,76 mm) e ainda em funcionamento como linha turística, as seguintes edificações: 1- O prédio da Estação de São João Del Rei, apresentando plataforma com cobertura estrutural de ferro, de belíssimo acabamento. 2- O prédio da Estação de Tiradentes, caracterizado pelas linhas simples, sem muito detalhamento, com cobertura em telha francesa e plataforma arrematada por lambrequins de madeira. 3- O Museu Ferroviário, antigo armazém de carga da ferrovia ,anexo à estação de São João Del Rei, inaugurado por ocasião do centenário da Estrada de Ferro Oeste de Minas, em 1981, encontrando-se entre suas relíquias a locomotiva número 1. 4- Rotunda de São João Del Rei, com edifício e telhado em forma diagonal, vãos em arco pleno, paredes em alvenaria de tijolos, cuja recuperação realizada pela Rede Ferroviária,procurou manter os elementos construtivos originais. Dos elementos originais foram conservados o "girador de locomotivas ", as linhas e valas de inspeção e alguns pedestais de pedra onde eram apoiadas as colunas de ferro para a sustentação do telhado. Nela acham-se guardados diversas locomotivas e vagões. 5- Oficinas de manutenção, cujo prédio foi inaugurado em 1822. Possui máquinas centenárias de fabricação inglesa, em perfeito estado de conservação, que ainda hoje continuam dando assistência na reparação das locomotivas e vagões. 6- O antigo almoxarifado e antigo armazém, completam a relação de prédios antigos, tendo sido transformados em Centro de Artes e Auditórios. Entre as máquinas e vagões, incluem-se um total de quinze ((15) locomotivas, estando três (3) em operação. As demais acham-se em exposição, sendo uma (1) no Museu Ferroviário, como acima referido, e onze (11) na Rotunda, sendo a maioria de fabricação americana. Com relação aos vagões, nove (9) são utilizados para operação de transporte turístico e os demais ou encontram-se em exposição ou aguardam nas oficinas por trabalhos de recuperação. Texto extraído de: Arquivo Museu Regional de São João del Rei.




Endereço: - São João Del Rei e Tiradentes - MG

Livro de Belas Artes
Inscrição:
596 Data:3-8-1989

Livro Histórico
Inscrição:
528 Data:3-8-1989



Nº Processo: 1185-T-85

Fonte: Arquivo Noronha Santos - IPHAN
Para encontrá-lo no link acima: clique na aba "livros do tombo", no canto superior direito, e depois em "busca", à esquerda, logo abaixo. No campo de busca "palavra-chave" digite "complexo ferroviário". Como é o único do país reconhecido como monumento nacional pelo Estado, protegido por tombamento, o Complexo Ferroviário de São João del-Rei será o único resultado da busca. Clique no nome e confira na fonte, o que está transcrito acima.


segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Vídeo de meados da década de 1970 mostra locomotivas em operação comercial em São João del-Rei


Imagens gravadas na segunda metade da década de 1970 na antiga "bitolinha", remanescente da E. F. Oeste de Minas, mostrada como sobrevivente de uma era passada, ainda com uma tecnologia considerada arcaica.

O registro, realizado em filme Super 8, mostra trechos de uma viagem de São João del-Rei em direção à Aureliano Mourão e alguns takes da estação e pátio de São João, inclusive flagra a rotunda (demolida em 1973) e outras partes do pátio.

Autor: desconhecido (quem souber, encaminhar a abpf.neom@yahoo.com.br)

Obs 1: O vídeo é aqui publicado com fins educacionais, num esforço de preservar a memória e a construir a História ferroviária nacional.

Obs 2: Se o autor se sentir ofendido e/ou prejudicado, favor nos comunicar que retiraremos imediatamente o vídeo.

Ferreomodelismo (locomotiva 21)

Por Thiago Lopes Resende. Só vendo:
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